TOP 10 Questões sobre a visão
A baixa visão de perto acontece em pacientes que “forçaram” os olhos enquanto jovens?
Não! A presbiopia ou vista cansada é o distúrbio da visão, que ocorre apartir dos 40 anos, em que, por perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, o indivíduo não percebe mais com nitidez os objetos próximos. Portanto, independente das atividades, todos teremos presbiopia.
Olhos claros são mais propensos ter problemas do que olhos escuros?
Não! Os problemas oculares ou de sensibilidade a luz independem da cor dos olhos, ou seja, da quantidade de pigmento de melanina na íris. Por isso, a cor dos olhos não é fator de risco para nenhuma patologia ocular.
Alguns alimentos ajudam a prevenir problemas de visão?
SIM! Uma dieta equilibrada é sinônimo de visa saudável e consequentemente, de saúde ocular. No entanto alimentos ricos em antioxidantes como zinco e cobre e vitaminas A e E podem ser benéficos à saúde ocular.
Assistir à televisão de perto prejudica os olhos?
Não! Quando o paciente apresenta dificuldade de visão recomenda-se a aproximação do aparelho para enxergar melhor. Por outro lado, o hábito pode ser um indício de baixa visão. Por isso, repare principalmente no comportamento das crianças e consulte um oftalmologista caso ele reclame ao ser afastado. O médico saberá distinguir se ha necessidade de correção ou se faz parte do comportamento natural .
Óculos de farmácia não prejudicam a visão?
Apesar de muitos generalizarem, existem várias classes de colírios no mercado para diferentes tipos de tratamento, Desde as lágrimas artificiais até aqueles que se mal usados podem prejudicar a visão. Por isso, o ideal é sempre consultar um oftalmologista.
Óculos vicia?
Não! O óculos não tem a capacidade de mudar o grau ele apenas auxilia na visão tornando-a mais nítida. O que acontece é que o paciente “aprende” a enxergar bem com o auxílio da correção, com isso pode sentir-se mais dependentes.
Grau aumenta se não usar o óculos?
Não! O nosso olho está em constante mudança, com isso mudamos o grau dos nosso óculos. Sejam mudanças no tamanho do olho ou na alteração das lentes do sistema visual (cristalino e córnea) ou ainda do sistema de acomodação visual. O óculos, por sua vez, é prescrito para corrigir os erros refracionais e não para impedir as mudanças fisiológicas dos olhos.
Mergulhar de olhos abertos prejudica a saúde ocular?
Sim! Mergulhar de olhos abertos pode ser perigoso, principalmente quando a água não tem tratamento adequado. Na piscina podem ocorrer, principalmente irritação ocular devido a substancias como o cloro. Em rios e outros tipos de locais sem tratamento alguns microrganismos podem causar infecções graves, principalmente as úlceras corneanas. Além disso, água do mar possui sal que pode causar irritação e pequenas partículas de areia que podem causar danos a córnea.
Ler em movimento descola a retina?
Não! O único risco é de enjoo. A retina pode ser descolada apenas em traumas, tumores, processos inflamatórios ou degenerativos ou ainda predisposição genética.
Ler no escuro prejudica a visão?
Não! O máximo que pode ocorrer é dor de cabeça por cansaço. O mesmo pode ocorrer com pacientes que passam muitas horas no computador ou que realizam trabalhos minuciosos.